O termo zumbi nunca foi tão utilizado em 2023 para descrever um dos efeitos terríveis de uma nova droga. A paralisia da k9 assusta quem vê de fora e levanta a dúvida, como é o tratamento para a droga k9?
Segundo o Gazeta do Povo, as primeiras aparições da droga em SP começaram na pandemia, lá em 2020. Contudo, em 2022 foram registrados 98% de intoxicação e atualmente passam de 420.
Além do mais, o PCC (Primeiro Comando da Capital) maior facção criminosa do Brasil alertou que proibiu a venda de drogas que por conta dos efeitos nos usuários, já que os desconectam da realidade.
Mas se a droga é tão ruim e perigosa, porque tem aumentado os números de usuários? O que acontece com quem fuma K9? E com o corpo de uma pessoa que fuma a droga com recorrência o que muda? Tem tratamento para a droga k9?
Se essas são as suas dúvidas, continue a leitura e descubra!
Conteúdo da página
O que é droga k2, k9 e spicy?
Segundo o conselho federal de farmácia, as drogas da família K como k2, k4 e k9 são sintéticas conhecidas por efeitos potentes e agudos no sistema nervoso central fazendo com que os usuários fiquem em estado de catatonia, assemelhando-se a zumbis.
Além do mais é altamente viciante porque sua composição inclui mistura de químicos como a cocaína, heroína e até mesmo fentanil, além de gasolina, ácido clorídrico, iodo e fósforo.
Como a droga é fumada, provoca instantaneamente a liberação intensa de dopamina, o que causa uma sensação de euforia e, por conta da composição, como resultado o estado de catatonia, deixando o usuário vulnerável ao ambiente, pelo menos até o efeito passar.
Efeitos colaterais da k2, k9 e spicy
Já que é fumada, a droga tem efeitos imediatos no sistema nervoso central resultando em:
- alucinações visuais e auditivas;
- extrema ansiedade, paranóia e pânico;
- altera a percepção de espaço e tempo;
- deixa a pessoa com comportamento violento;
- pensamentos suicidas;
- convulsões e perda de consciência;
- sudorese intensa;
- problemas respiratórios;
- aumento da temperatura do corpo.
O que acontece com o seu corpo se você usar muita K9
Se usando pouco a droga já faz grandes estragos, imagine usando muito durante longos períodos, descubra o que acontece com o seu corpo se você usar muita K9 além da dependência química:
- danos cognitivos, incluindo problemas de memória e dificuldades de aprendizado
- transtornos mentais, como ansiedade, depressão e psicose
- necrose da pele, que pode levar a gangrena e necessidade de amputações
- danos aos órgãos internos, como coração, fígado, rins e pulmões
- destruição das fibras musculares (rabdomiólise)
- insuficiência renal e hepática
- risco de morte por overdose
- risco de infecções por risco como HIV e hepatite
Tratamento para droga k9: como é?
O tratamento para a droga K9 é exatamente igual ao tratamento para outras dependências como álcool, crack, maconha e cocaína.
Contudo ele precisa ser bem eficiente em todas as esferas, porque assim como o crack a droga é devastadora e leva a pessoa ao fundo do poço muito rápido.
O recurso terapêutico para droga k9, k2 e spice pode ser feito na rede pública através de internações voluntárias, involuntárias e compulsórias. E também na rede privada em clínicas de recuperação.
Tratamento para droga K9 no SUS
No Sistema Único de Saúde (SUS), o tratamento para a dependência da droga K9 segue um processo estruturado de reabilitação.
Para iniciar o tratamento, é fundamental que o dependente ou sua família busque auxílio em uma unidade de saúde, como hospitais ou nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
Durante a consulta inicial, o médico elaborará um plano de tratamento personalizado, que pode incluir medicação para controlar a abstinência e sintomas associados.
Além do mais, a terapia cognitivo-comportamental para alterar padrões de pensamento negativos, e participação em grupos de apoio para compartilhar experiências e fortalecer a rede de apoio social.
CAPS ou CAPS AD
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são fundamentais no tratamento de dependências químicas, incluindo a da droga K9.
Aqui, o tratamento é oferecido de forma intensiva durante o dia e permite que os usuários permaneçam em seu ambiente familiar à noite, exceto em situações onde a internação se faz necessária.
Assim, as famílias podem solicitar ajuda diretamente nos CAPS para orientações e início do acompanhamento.
Embora o sistema ofereça suporte, em casos de necessidade de internação, pode haver uma espera dependendo da disponibilidade de vagas nas clínicas parceiras do SUS.
Tratamento para droga K9 nas Clínicas Jovens Livres
As Clínicas Jovens Livres operam como uma plataforma de encaminhamento para clínicas de recuperação privadas, oferecendo um caminho alternativo para famílias e usuários que buscam tratamento para dependência da droga K9.
Esta plataforma facilita o acesso a uma rede de clínicas especializadas, garantindo que o paciente encontre a melhor opção de tratamento próxima de sua localização.
O objetivo é proporcionar um ambiente de recuperação seguro e adequado, onde os pacientes possam receber cuidados personalizados para superar a dependência.
Por isso, se você ou alguém próximo está lutando contra a dependência da droga K9, as Clínicas Jovens Livres podem ajudar a encontrar o caminho para a recuperação. Não hesite em buscar ajuda!